Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arraial da Catequese Casa forte


Nosso arraial aconteceu no sábado passado, 16/06, no Salão Paroquial. Comecou com os catequizandos assistindo a um teatrinho com fantoches (texto abaixo), sobre a vida dos santos juninos, Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo. Foi muito interessante e eles prestaram bastante atencão. Depois veio o concurso de dancas, desfile de matutos e maturas, jogos, brincadeiras, quadrilha, comidas típicas e muita música.
Dessa forma encerramos nosso semestre e voltaremos no dia 21 de julho para nos preparar para a visita pastoral de nosso querido Dom Fernando Saburido, que ocorrerá nos dias 27,28 e 29 de julho.


CATEQUESE – NegritoFesta Junina (diálogo com Fantoches)Guida entra cantando:
Guida – Todo tempo que eu tiver pra mim é pouco, pra dançar com meu benzinho nessa sala de rebouco. Todo tempo....
Neco – Guida, deixa de barulho, que alegria é esta?
Guida – Estou feliz. Estou felicííííííííssima!!!
Neco – Por que tanta felicicidade?
Guida – Chegou junho, mês cheio de festas pra gente ir.....
Neco – E é? Tô por fora.
Guida – É bobo. Começou no dia 13, dia de quem, pessoal??? (Deixa falar) Santo Antônio. Muito bem!
Neco – Santo Antônio, o santo casamenteiro, não sei porque é chamado assim. Por que, hein???
Guida – Dizem que é porque ajudava as moças pobres a casar, não sei se é verdade. Só sei que seu nome era Fernando e mudou para Antônio quando virou frade.
Neco – Ah, sim! E os outros santos de junho?
Guida – São João, primo de Jesus, Iguinaro, tu também não sabe pissirica nenhuma.
Neco – São João?? E é primo de Jesus??
Guida – É abestado. São João é filho de Isabel e Zacarias. Batizou Jesus e preparou o povo para a chegada Dele.
Neco – De São João eu só sabia aquela musiquinha: “Eu pedi em oração, ao querido São João, que me desse o matrimônio.... São João disse que não, São João disse que não, isso é lá com Santo Antônio.”
Guida – Ai ai, tu canta até bonitinho. Mas é isso aí, Santo Antônio dia 13 de junho e São João dia 24. Você sabe? Tem mais dois!!!
Neco – Tá danado. Mais dois?? Quem??
Guida – São Pedro e São Paulo. Dia 29 de junho.
Neco – É mermo. São Pedro e São Paulo. Não sei nadica de nada da vida deles.
Guida – Pedro era pescador. Chamava-se Simão. Jesus mudou seu nome para Pedro. Foi seu seguidor e o primeiro Papa.
Neco – E esse tal de Paulo?
Guida – Seu nome era Saulo. Perseguiu Jesus e os cristãos. Depois converteu-se.
Neco – Conver... o quê??
Guida – Converteu-se, mudou de vida, de ruim e perseguidor de Jesus, passou a ser bom e amigo fiel.
Neco – E foi?
Guida – Foi. Como já disse seu nome era Saulo e era soldado romano.
Neco – E aí?
Guida – Certo dia, ele estava indo prender os cristãos e um clarão imenso o cobriu.
Neco – E daí, muié??
Guida – Ele caiu do cavalo e Jesus falou: Saulo, Saulo, porque me persegues?
Neco – Nossa, que medo, e aí?
Guida – Saulo perguntou: Quem é você? Sou eu, Saulo, Jesus.
Neco – Eita, danou-se e daí?
Guida – Jesus disse que queria que ele fosse um seguidor, um amigo Dele.
Neco – Poxa, ele aceitou?
Guida – Saulo, rendeu-se com tanto amor e carinho que passou para o lado de Jesus.
Neco – Que bacana! Que história linda!
Guida – São Pedro e São Paulo são festejados no dia 29 de junho.
Neco – Muito bem, realmente junho tem muitos santos:
Santo Antônio;
São João;
São Pedro e São Paulo. Então...... Vamos festejar......
Guida – Vamos. Vamos lá. “Capelinha de melão é de São João....”
Neco e Guida – “... É de cravo, é de rosa, é de manjericão. São João está dormindo, não acorda não. Acordai, acordai, acordai, João!!
Guida – Vamos pessoal, a festa é de vocês!!
Fim
(peça escrita pela catequista Vânia Cavalcanti)

Um comentário:

  1. Adorei a ideia do teatrinho de fantoche contando a vida dos santos. Esse tipo de teatrinho é uma excelente ajuda para o aprendizado que se queira ensinar e fixar! Grande abraço!

    ResponderExcluir