Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sabedoria na resistencia - parte 3


A pirâmide Social 
A estrutura piramidal do poder se reproduzia na estrutura social e econômica. No topo da pirâmide social romana estavam os nobres: a corte imperial, os altos funcionários do Estado como os senadores e os generais do exército. Esta era também a classe rica do Império. No meio estavam os homens livres, os que eram considerados cidadãos romanos. Essa cidadania era adquirida,primeiramente, por nascimento de pais romanos;em segundo lugar,por compra desse direito e, em terceiro lugar, por concessão do imperador a algumas cidades .Essa era a classe média do Império.
Na base da pirâmide estavam os escravos, que praticamente eram todos que não detinham o direito de cidadãos romanos. Aí se incluíam os povos conquistados, inclusive Israel.Eles não participavam da política e não tinham acesso à propriedade e à liberdade de locomoção. Sua função na sociedade era produzir.Constituía a classe pobre e excluída do império. Alguns escravos conseguiram a liberdade e passavam a fazer parte da classe dos libertos, mas não eram considerados cidadãos romanos.


Um comentário:

  1. Tienes un premio en mi blog en gratitud por este blog evangelizador. http://pequesypecas.blogspot.com.es/p/pasando-el-testigo-directorio-de-blogs.html
    UN abrazo.

    ResponderExcluir